O povo não representa uma unidade, é um conjunto de pessoas diferentes e [vírgula] portanto, existem discordâncias. No governo brasileiro a discordância entre o povo e entre os governantes também é algo notório, [ponto final] a cada dia a revolta de uma população que foi roubada e enganada por quem elegeu se torna mais evidente, e muitas atitudes, coerentes ou não, são tomadas, encurralando não somente os políticos brasileiros, mas o sistema de governo do país, colocando a prova [à prova] a democracia, o governo do povo.
Vindo de uma história escravista e exploratória onde [em que] o homem branco dominou as outras raças, o solo brasileiro se tornou propício para o cultivo de uma sociedade onde os resquícios de um poder soberano e sua transmissão hereditária se proliferam, [ponto final] existem ainda hoje na política nacional famílias que abusam do poder, principalmente em cidades menores, e [sem vírgula] fazem da democracia uma dinastia, manipulando o povo e roubando-lhes indiscriminadamente o dinheiro e o direito de escolha e de mudar.
É fato que nos últimos trinta anos de democracia e os avanços são nítidos, porém não suficientes. Em um país em constante desenvolvimento e com taxas de impostos das mais altas do mundo ainda existe pobreza em estado de miserabilidade, e o governo não é claro quanto ao destino do dinheiro do povo, e a indignação gerada por isso e crescente há anos se mostra em seu estado terminal e explode em grandes manifestação pelas ruas que abalam os governantes e o sistema vigente.
Da forma que o povo sabe fazer vão às ruas esperando esclarecimento e justiça, esperando punições que ao longo da história não existiram, não pedem o fim da democracia, mas seu real início, que depende muito mais das escolhas individuais feitas nas eleições que das grandes e vistosas passeatas, exercendo seu direito de exigir e esperando uma posição do governo em atender e abrir as portas do sistema do povo para o povo, acabando com o sigilo e o favorecimento existentes que tiram os direitos de uma população que não suporta mais ser manipulada, que vêm [vem] se tornando esclarecida.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto e fez considerações válidas. No entanto, lembre-se de que não basta afirmar, é necessário apresentar bons argumentos que sustentem suas colocações. Para isso, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos! Vale ressaltar também que é necessário melhorar o uso dos sinais de pontuação e deve-se evitar períodos muito longos, que podem comprometer a leitura do texto.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |