Ao longo das décadas [vírgula] a necessidade de manter a ordem entre as pessoas tornou-se preciso e urgente. Assim, surge a Democracia [vírgula] que objetiva designar e garantir direitos a todos; [ponto final] Contudo, conflitos gerados por essas vantagens tem [têm] desafiado sua permanência, uma vez que, a [sem vírgula] liberdade tem se transformado em libertinagem.
Em Atenas, cidade grega, esta tem maior destaque; [vírgula] o direito ao voto era exclusivo aos "homens aptos", [sem vírgula] e restringia mulheres, estrageiros e escravos. Nota-se que o conceito vigente desta forma de governo sofreu grandes mudanças. Hoje, este tipo de participação está restrita somente aos menores de idades constitucionalmente. Considerado um dos principais resguados, assim como a liberdade de expressão,o direito de ir e vir, entre tantos, possiblilitou a sua sobrevivência.
As divergencias [divergências] de pensamento partidário, assim como, o [sem vírgula] excesso de manifestações por coisas consideradas banais, são alguns dos fatores que revelam a crise vigente. Enquanto uns expressam seus ideais pacificamente, uma parcela da população busca impor sua opnião [opinião] na base da agressão verbal, fisica, que são "justificados" por esses, como direitos garantidos pela constituição federal.
Desta forma, nota-se que há um disturbio [distúrbio, na prática, da teoria do Estado Democratico de Direito. É necessário, que [sem vírgula haja clareza à sociedade quantos aos deveres e benefícios de cada cidadão. Incluir no currículo educacional do MEC (Ministério da Educação), apartir [a partir] de uma idade, considerada por profissionais qualificados, como ideal; Garantindo [vírgula] assim, o repasse do conhecimento da Consituição do País, visto que, a [sem vírgula] escola é formadora dos seus educandos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas é necessário melhorar a escrita, atentar ao bom uso dos sinais de pontuação e também às construções frasais. Esses aspectos podem comprometer a construção de sentido de seu texto. Cuidado!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |