Da forma “democrática” escolhemos representantes para falar em nosso nome perante a sociedade, [ponto final] o poder do povo no Brasil é facilmente questionável quando o voto passa a ser obrigatório, quando não há um “cardápio” de opções por políticos que lutem por um bem comum e não pessoal.
A obrigatoriedade gera [vírgula] por sua vez [vírgula]uma escolha sem critérios concretos, conhecimento do que se passa por trás das câmeras. Porque a partir do momento que eu obrigo um professor universitário que teve a vida pra estudar, que por sua vez se interesse por política sabe onde procurar informações sabe ler e não se prende apenas ao que a TV e o rádio querem que você veja e obrigo um agricultor que só quer cuidar do seu gado e sossegar no seu sítio, claramente estou incentivando a compra do voto.
Eles não representam o povo, pessoas que pregam a igualdade social, que trazem no nome do partido o nome “Trabalhador” e ganham em um mês o que um servidor comum não ganha em um ano de serviço, vida regada a regalias com o dinheiro do cidadão que botou ele lá. Não bastando viver extremamente bem, ainda quer mais e mais e não pensa não passa pelo o que um ser qualquer passa e por isso não luta pelos direitos, pelo bem em comum.
Portanto, para solucionar esse impasse [vírgula] é preciso que o voto obrigatório passe a ser facultivo para evitar escolhas aleatórias e sem fundo ideológico, os representantes políticos passem a não ser remunerados pelo serviço prestado ou ganhem tanto quanto um trabalhador comum, pois só a experiência viva permite conhecer a situação.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas é necessário considerar as características do gênero textual exigido. Assim sendo, apresente fatos que comprovem suas colocações e não utilize a Primeira Pessoa.
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |