A futura usina hidrelétrica de belo monte é a obra mais polemizada que o Brasil e os outros países estão vivenciando, pois a construção da usina ocupará a maior parte do rio Xingu do estado brasileiro Pará. Os índios que obtém uma grande parte de suas aldeias perto do rio Xingu estão transtornados, grandes partes de suas moradias serão aniquiladas e as produções indígenas terão que ser retiradas para a construção da usina.
Índios se revoltam e protestam que não querem mais saber do cacique que o governo lhes propôs, pois não sairão de suas terras onde trabalham e formaram a vida deles naquele ambiente.
Alem dos indígenas estarem contra a construção da usina hidrelétrica os ambientalistas e acadêmicos, argumentam também que a construção da hidrelétrica irá provocar a alteração do regime de escoamento do rio, com redução do fluxo de água, afetando a flora e fauna locais e introduzindo diversos impactos socioeconômicos. A alteração da vazão do rio, segundo os especialistas, altera todo ciclo ecológico da regiao , que está condicionado ao regime de secas e cheias.
A agressão ambiental e emocional que a construção desta usina causará, não terá preço pois mesmo ela sendo uma usina que facilitará a vida de milhões de outros brasileiros, a usina também será prejudicial a arborização da mata amazônica porque eles terão que utilizar materiais de lá.
Os problemas que a construção no futuro desta usina, estão sendo previstos desde meados dos anos oitenta, apesar de haver muitos fatores favoráveis para a construção da usina hidrelétrica, será que não estaríamos estragando com o inicio da população brasileira, os indígenas?
Comentários do corretor
NÃO COLOQUE PONTO FINAL NO TITULO
QUEM?
CONFUSO
NOMES PRÓPRIOS DEVEM SER ESCRITOS COM LETRA MAIÚSCULA
COMENTÁRIO:
Seu texto está muito superficial. Argumente mais as idéias apresentadas, para que seu texto se enriqueça em conteúdo. Cuidado com a estruturação de suas idéias, elas estão muito confusas em alguns pontos, dificultando o entendimento do leitor, perdendo assim, a credibilidade. Busque mais informações sobre o tema proposto e vá além da coletânea. Ouse. Leia, leia e leia.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |