Está em curso a maior crise política que o Brasil ja [já] passou desde a redemocratização do Estado em 1985, a ponto de colocar em dúvida o Regime de Governo chamado Democracia [vírgula] que amadurecida [vírgula] exige questionamentos sobre a perspectiva para vencer o período conturbado que vivemos.
A democracia que significa governo do povo, antônimo de Aristocracia [vírgula] em que o poder emana de pequenos crupos, tem avançado muito desde o fim da ditadura militar. O avançao [avanço] do Sistema Eleitoral, elogiado mundialmente, os instrumentos de participação popular, que deveriam ser mais representativos, como o Controle Social, os Orçamentos Participativos, referendos, o Portal Transparência e a própria Lei de Responsabilidade Fiscal, 101/2000, que deu maiores responsabilidades à Lei de Diretrizes Orçamentárias, LDO.
O descrédito com a democracia faz parte da corrupção [vírgula] que distroi [destrói] e faz aumentar o abismo social do país. A desconfiaça com as Instituiçãoes [instituições], a exemplo da Petrobrás [Petrobras], com o curso da operação Lava Jato que tornou público o que sempre se fez presente na história do Brasil, a cleptocracia, fruto daquela Administração Patrimonialista que o Estado Democrático de Direito tentou abolir com a Administração Burocrática que se mostrou intraorientada e ineficiente devido as [às] novas demandas do Estado e a [à] busca por melhores Serviços Públicos que atendam a população de forma eficiente, eficaz e efetiva.
Acredita-se que ampliando os meios de participação popular, conscientizando às [as] geraçãoes futuras da necessidade de não apenas diminuir a corrupção, mas terminar com esta prática intolerável através da escola será posssível fortalecer a democracia, e que possamos sair desta falta de governabilidade e governança sem que seja desrrespeitada a Constituição Cidadã de 1988.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas apresentou algumas problemas relacionados com a escrita. Preocupe-se com o bom uso dos sinais de pontuação e evite perídos longos. Todos esses aspectos podem prejudicar gravemente a construção de sentidos de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |