Em 1984, após 20 anos de Ditadura, iniciou-se a transição democrática no Governo brasileiro, onde [quando] o primeiro presidente civil, pelo processo de eleições indiretas, assumiu o cargo. E, desde então iniciou-se o processo de democratização politica. No Brasil, o debate sobre a importância desse regime é uma questão que envolve interesses diversos. Nesse contexto, é necessário avaliar os fatores que podem reduzir a aplicação deste [desse] sistema, em consonância com isso, analisar as participações das classes minoritárias nas decisões do país.
A questão enfatizada por Tocqueville quando relata que só há Democracia onde a liberdade política convive com a igualdade social tem sido almejada pela população há muitas décadas, porém [vírgula] certamente ?[vírgula] não é o que pode ser encontrado no país; o poder limitado dos indivíduos de monitorar e influenciar as decisões do governo, a corrupção elevada e a desigualdade social ainda alta, limita [alta limite] os direitos deste contingente.
Outro aspecto a ser considerado, é [sem vírgula] a participação dos grupos B, C e D na efetiva democracia do país. O direito ao voto é garantia a todos, entretanto ?[vírgula] por causa da desigualdade social e educacional, estas pessoas acabam por não conseguirem expressarem suas ideias de forma relevante e alguns não possuem nem o conhecimento de quais são os seus efetivos direitos como cidadãos.
De modo a garantir um avanço no sistema democrático do Brasil, algumas medidas devem ser tomadas. O Governo precisa criar estratégias para fortalecer o vinculo democrata do país com as pessoas, com o intuito de mostra-las [mostrá-las] a importância de uma governança transparente,[ponto final] nesse sentindo poderia ser criado um sistema online que explicasse os atos e os motivos das ações do Estado e que pudesse ?[vírgula] no próprio programa, ser debatido por todos os cidadãos. Em adição, faz-se necessária como ação complementar à anterior; divulgação pela Mídia da importância se esta atento as decisões do Poder e saber que possivelmente estas demandas poderão influenciar na vida de todo o povo brasileiro.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas apresentou algumas problemas relacionados com a escrita. Preocupe-se com o bom uso dos sinais de pontuação e evite perídos longos. Todos esses aspectos podem prejudicar gravemente a construção de sentidos de seu texto. Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |