É fato que com o fim do período ditatorial, a comunidade brasileira encontrou novas formas de intervir na política. Protestos, como os ocorridos em junho de 2013, demonstram a atividade popular, caracterizando a democracia nacional. Contudo, prevalece nesse sistema um método de correção de mazelas políticas pelo povo, mas este deveria evitar essas ao longo de todo o sistema.
Nesse sentido, mesmo com a evolução tecnológica nos meios de votação, o antiquadro voto do cabresto parece persistir na contemporaneidade. Atos como a venda de votos e a boca de urna corrompem o sistema desde sua raiz, uma vez que as eleições determinam o futuro político da nação. Logo, cabe ao Ministério Público Federal incentivar campanhas que erradiquem essas ações, e [sem vírgula] à coletividade exercer sua influência democrática e não se deixar corromper por situações dessa natureza.
Ademais, a sociedade precisa manter-se unida e ativa em processos de formação de leis. Além de estar sempre atento nas [atenta às] ações do senado, é preciso uma homogeneização nos ideais nacionais. Por exemplo, quando a ideia da construção da usina de Belo Monte foi implantada [vírgula] os protestos contra a edificação concentraram-se em ONGs e na população ribeirinha, mesmo com os riscos iminentes para a fauna e flora do país. Assim, em situações como esta [essa] [vírgula]o povo deve formular seus ideais e intervir no que acha certo, até mesmo pelas redes sócias [sociais], onde ideias pessoais alcançam todo o globo.
Por outro lado, é significativa a atuação de fóruns já existentes em algumas cidades pelo Brasil. Estas [Essas] reuniões que acontecem diretamente entre a classe política e a população transmitem segurança no sistema de democracia representativa, deixando claros os anseios e críticas dessa população. Um exemplo é o Fórum de Palmas (Tocantins), que discute melhorias locais.
Portanto, é fundamental a criação de centros de debate com a sociedade ao logo [longo] de todo o país. Além disso, é preciso investir na formação de cidadãos conscientes através [por meio] da implantação de disciplinas como “legislação constitucional básica” no ensino médio. Alcançando, desta forma, [médio, alcançando, dessa forma,] “o governo do povo, pelo o povo e para o povo” tão pregado por Abraham Lincon.
Comentários do corretor
Seu texto fez boas colocações sobre o tema proposto. No entanto, lembre-se de que não basta afimar, é preciso comprovar com fatos concretos. Assim, para enriquecer a linha argumentativa de seu texto, procure realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.). Continue lendo e escrevendo!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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