Entre o ambientalismo e o capital

Banco de Redações

Tema: Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Redação enviada em 24/05/2010

PUBLICIDADE

O projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte no Rio Xingu (PA) é marcada por discussões e protestos que durarão mais de vinte anos. Sua aceitação representa que, mais uma vez, os interesses econômicos prevaleceram sobre os preceitos sócio-ambientais.

O governo brasileiro vem tentando promover o crescimento econômico do país, com o objetivo de equipará-lo ao ritmo dos países desenvolvidos, para isso é necessário criar novas matrizes energéticas e aproveitar integralmente o território nacional. Esses interesses são os alvos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que tem a usina de Belo Monte como obra essencial para progredir o Norte do país.

Entre os muitos benefícios que essa hidrelétrica trará, estão a substituição das termoelétricas, empregos e atração de investimentos para a região. Porém essa obra acarretará no alagamento de um grande terreno, com remanejamento das populações ribeirinhas, redução da pesca, alteração do ciclo biológico da região, fermentação das plantas que ficarão submersas, prejuízos estes que são irreversíveis.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Incontáveis danos sociais e ambientais dessa natureza ocorreram com as hidrelétricas de Tucuruí (PA) e a de Balbina (AM), na qual houve um alagamento maior que o previsto, pouca geração de energia e emissão de metano dez vezes mais que uma termoelétrica. A rodovia Transamazônica também produziu perdas ecológicas, pois causou o desmatamento das áreas próximas.

A construção da hidrelétrica de Belo Monte e outras tantas obras que foram e estão sendo realizadas no Brasil, representam claramente que o desenvolvimento sustentável, um clichê da atualidade, está completamente desvinculado do desenvolvimento econômico. 

Comentários do corretor


POR QUÊ?

COMENTÁRIO:
Qual a sua opinião sobre o assunto? Sua produção ficou bem estruturada assim como as suas idéias foram bem trabalhadas. Mas ficou pouco crítico e persuasivo. Você apenas expôs um assunto, sem argumentá-lo, sem mostrar ao leitor que tem conhecimento suficiente sobre o tema para dar uma opinião. Cuidado! Você é capaz de ir muito além do que produziu. Leia mais.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1.5
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 6.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES