Ao homem, foi concedido desde a criação do mundo o poder de dominar sobre os peixes, aves e animais. Por gerações houve lutas por territórios, conquistas até que nações foram constituídas. Porém, este poder nunca se tornou uma igualdade na sociedade. Poder só para quem realmente tinha posses e condições favoravelmente econômicas. E isso se difere de hoje? Há um momento em que o embate é inevitável, o ser humano chega a um limite em busca de seu espaço.
Democracia! Nunca se ouviu falar tanto nessa palavra nos últimos anos como agora. A palavra originou-se na Grécia, como significado em que, o [Grécia e significa que o] povo é quem toma as decisões políticas, sendo ela: Direta, indireta ou semi-direta [semidireta]. Aqui no Brasil, no mês de março deste ano [vírgula] completou 30 anos de democracia [a democracia completou 30 anos]. Quais foram as perspectivas geradas até agora? E futuras?
É perceptível [São perpectíveis] as mudanças ocorridas na nação. A liberdade de expressão tomou conta das ruas, as pessoas buscam mais informação que outrora [vírgula] em outros tempos não era possível, descobriram que a “união faz a força” e que se uma nação inteira clamar em voz alta por um “Não” talvez ele se torne possível. Grande [Grandes] são as ferramentas e armas da comunicação em mãos, porém, saber manuseá-las é bem diferente. Muitos confundem liberdade de expressão com violência.
Este termo, que parece soar uma atitude tão transparente (democracia), muita das vezes não se torna em questões políticas e econômicas. A desigualdade nunca acabou, e talvez nunca acabe. Todos têm sim, direito a votar, a um trabalho digno, a educação, a saúde, etc., mas, nem todos têm condições a esses. As perspectivas são que com essa união de uma sociedade o país consiga mudar o governo. Sabendo que, lá no fundo ainda quem manda não é o povo, e que ainda há um caminho grande a traçar para chegarmos a um país legalmente democrático.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma abordagem superficial da questão. Realize um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos para enriquecer seu texto e validar sua tese, bem como esteja atento ao bom uso dos sinais de pontuação para não comprometer a construção de sentidos de seu texto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |