Em 2016, assim como ocorreu em 2013, as ruas do Brasil foram tomadas por manifestantes, desta vez, exigindo o impedimento do mandato da presidente Dilma e ?[vírgula] em menor quantidade, a permanencia [permanência]dela. Esse movimento foi desencadeado por uma crise economica [econômica] que assola o pais e o escandalo [escândalo] de corrupção da Lava Jato. Isso é claramente um dilema para os brasileiros, já que ambas as propostas podem ter implicações negativas.
O principal argumento dos opositores do governo é a corrupção, que foi explicitada pela chamada operação Lava Jato, que mostra o Partido dos Trabalhadores como o mais corrupto. Por isso o partido esta [está] muito desgastado na visão popular e como consequencia varios [vários] partidos estão rompendo com o PT, que agora tem capacidade reduzida de governar, tornando-se impotente para vencer a crise.
Já os apoiadores do governo com a frase "Não vai ter golpe" caracterizam o impedimento como um golpe de estado, já que segundo eles não ha provas de crimes cometidos pela presidente. O impeachment seria, portanto, um desacato à constituição vigente, o que ofende a democracia e seria prejudicial para a imagem do pais.
Por tudo isso, é necessaria uma renovação na politica brasileira para resolver todos esses empasses [impasses]. A troca de governos é sem duvida [e, sem dúvida,] a melhor solução, pórem o impeachment não é adequado, portanto convocar novas eleições é a perspectiva mais adequada ?[vírgula] já que nem os defensores nem apoiadores do governo serão excluidos, portanto, a democracia não será abalada.
Comentários do corretor
O foco do tema proposto era falar sobre a Democracia, e não sobre a atual crise política vivida no país. Cuidado! Esse tipo de ocorrência leva à desclassificação da redação no Enem e em alguns vestibulares!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |