Quando se pensa em democracia ?[vírgula] logo se imagina um regime em que há, sobretudo, proteção dos direitos fundamentais, como as liberdades de expressão, religião e a participação na vida política, econômica e cultural da sociedade. No entanto, lamentavelmente, vê-se o contrário.
É notório que o regime democrático no Brasil tem perdido sua qualidade. De fato, com a limitação do poder da população de monitorar e influenciar as decisões do governo, corrupção elevada e a desigualdade social ainda alta; tudo isso contribui para divergir-se, a cada dia mais, de seu verdadeiro papel.
Convém ressaltar que o Brasil vive um momento de instabilidade tanto nos aspectos financeiros quanto sociais, exemplo disso: o país esta com uma elevada dívida externa, inflação em alta e tem-se aumentado o numero [número] de desempregos. ?[vírgula] Consequência, principalmente, do não cumprimento da base teória [teórica] da democracia, a saber: diálogo com a sociedade.
Percebe-se, portanto, que é de suma importância o exercício de uma verdadeira democracia; a fim de que toda a sociedade possa gozar de seus direitos fundamentais e consequentemente se estabeleça a igualdade de oportunidades a todos.
Comentários do corretor
Seu texto abordou o tema proposto, mas realizou uma abordagem superficial e simplista da questão. Desenvolva suas ideias e seus argumentos para melhor explorar o recorte temático!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |