De acordo com Abraham Lincoln: “a democracia é o governo do povo, pelo povo, para o povo”. Após o fim da ditadura militar, há 31 anos, começou-se a redemocratização no Brasil. A retomada do regime democrático seria consequentemente a retomada de direitos como o voto e a liberdade de expressão.
Embora, a ?[sem vírgula] recente democracia tenha evoluído e trazido avanços, ainda é notória a falta de maturidade da maior parte da população brasileira em desempenhar seu papel como cidadão. Grande é o questionamento das pessoas sobre o voto obrigatório e, muitas vezes, elas acabam não votando conscientemente. Outro grande problema na democracia brasileira é a falta de participação política da população.
E um dos grandes motivos que causam esses baixos índices de participação popular é o descrédito na política devido à corrupção e à falta de transparência. E essa descrença é intensificada pela crise política e econômica que o Brasil vive hoje.
Portanto, o Ministério da Educação deve difundir nas escolas, desde o ensino primário, campanhas e palestras que tenham por objetivo ensinar a importância do voto consciente e da participação popular na política. Para as crianças ?[vírgula] de uma forma mais lúdica com peças. E esses projetos devem envolver também os pais. Para que tanto crianças e jovens como adultos tenham o conhecimento de que a participação da população na política e o voto consciente são fundamentais para o crescimento da democracia.
Comentários do corretor
Seu texto, infelizmente, realizou uma abordagem superficial do tema proposto. Desenvolva suas ideias e apresente argumentos bem fundamentados que comprovem sua tese!
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |