Consideração e veneração - Banco de redações


Democracia brasileira: perspectivas

Enviada em: 05/04/2016

Status:

Corrigida
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Albert Einstein, Aristóteles e Oscar Wilde já questionaram, diversas vezes, qual o real significado de democracia. As definições, no entanto, foram muito além dos verbetes de dicionários e da origem da palavra grega. Eles idealizavam o regime político como direito do povo e em benefício dos mesmos [dele], onde todos deviam ser respeitados e ouvidos igualmente. Porém, com a atual situação do Brasil, tais conceitos se tornaram ambíguos.

De acordo com o EIU, o país se encontra na 44ª posição no Índice de Democracia, sendo a única nação da América Latina a melhorar sua classificação em 2014. O Brasil também conta com um processo eleitoral confiável e um alcance civil e social satisfatório. Contudo, os brasileiros não possuem o direito de interferir diretamente nas decisões do Supremo Tribunal Federal e de questionarem seus projetos.

Além disso, a Pátria Educadora não incorpora os direitos e vontades dos eleitores como um todo. Por mais que haja liberdade de expressão, os brasileiros não tem [têm] sua opinião válida. As manifestações foram a maneira que encontraram para serem ouvidos, pois apoiam que, se a democracia foi imposta para benefício do povo, não há motivo para que ela não seja realmente vivida no país.

Dessa forma, a democracia deve ser executada de forma superior. O debate é necessário para que a nação alcance os primeiros lugares no ranking do EIU, tanto por parte dos governantes, tanto ?[sem vírgula] pelos eleitores. O povo merece um lugar em Brasília, assim como deve ter seu clamor ouvido. Einstein afirmava que o ideal político é alcançado quando o homem for respeitado como indivíduo e ninguém fosse venerado. Então, nessa pátria, é necessário mais consideração e menos veneração.

Comentários do corretor


Seu texto fez colocações pertinentes ao tema proposto e demonstrou uma opinião bem formada sobre a questão. No entanto, procure extrapolar o recorte temático e realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.)e para enriquecer seu projeto de texto!

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 7.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente