Albert Einstein, Aristóteles e Oscar Wilde já questionaram, diversas vezes, qual o real significado de democracia. As definições, no entanto, foram muito além dos verbetes de dicionários e da origem da palavra grega. Eles idealizavam o regime político como direito do povo e em benefício dos mesmos [dele], onde todos deviam ser respeitados e ouvidos igualmente. Porém, com a atual situação do Brasil, tais conceitos se tornaram ambíguos.
De acordo com o EIU, o país se encontra na 44ª posição no Índice de Democracia, sendo a única nação da América Latina a melhorar sua classificação em 2014. O Brasil também conta com um processo eleitoral confiável e um alcance civil e social satisfatório. Contudo, os brasileiros não possuem o direito de interferir diretamente nas decisões do Supremo Tribunal Federal e de questionarem seus projetos.
Além disso, a Pátria Educadora não incorpora os direitos e vontades dos eleitores como um todo. Por mais que haja liberdade de expressão, os brasileiros não tem [têm] sua opinião válida. As manifestações foram a maneira que encontraram para serem ouvidos, pois apoiam que, se a democracia foi imposta para benefício do povo, não há motivo para que ela não seja realmente vivida no país.
Dessa forma, a democracia deve ser executada de forma superior. O debate é necessário para que a nação alcance os primeiros lugares no ranking do EIU, tanto por parte dos governantes, tanto ?[sem vírgula] pelos eleitores. O povo merece um lugar em Brasília, assim como deve ter seu clamor ouvido. Einstein afirmava que o ideal político é alcançado quando o homem for respeitado como indivíduo e ninguém fosse venerado. Então, nessa pátria, é necessário mais consideração e menos veneração.
Comentários do corretor
Seu texto fez colocações pertinentes ao tema proposto e demonstrou uma opinião bem formada sobre a questão. No entanto, procure extrapolar o recorte temático e realizar um amplo trabalho com os recursos argumentativos (ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições etc.)e para enriquecer seu projeto de texto!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |