Ainda em fase de transição de um país subdesenvolvido para um desenvolvido, o Brasil cada vez mais procura explorar suas riqueza a fim de progredir tanto internamente como em meio as maiores potências mundiais. Diante disso, projetos, como a usina de Belo Monte, que visão contribuir com tais objetivos vem sendo discutido. Tudo porque tal empreendimento poderá gerar o progresso desejado ou então desastres ambientais para a ecologia brasileira.
Nos últimos anos, o estado brasileiro viu que era de grande importância saber explorar os diversos recursos naturais que a terra proporciona, para com isso aplicar no progresso da sociedade. Tal fato, levou muitos a investir em nossa maior riqueza natural: os recursos hídricos. A partir disso criaram inúmeros projetos, sendo um deles uma nova hidreletirca que beneficiaria cerca de 30 milhões de brasileiros e ainda contribuiria significativamente com progresso elétrico no pais, a usina de Belo Monte.
Entretanto, o temor de um projeto tão audacioso que envolve desde áreas indigenas à vida natural causar serios riscos ao meio ambiente é grande. Muitos o julgam um erro que poderá vir a ser equiparado à usina de Balbina, ao qual foi um grande desastre na história da eletricidade no país. Onde inundou vários hectáres de florestas, pôs fim a vida de diversas especies e ainda foi praticamente falha na hora de gerar a tão sonhada demanada de energia.
Tudo isso vem gerando muita dicussão sobre o assunto. De um lado, há a expectativa do progresso e o desenvolvimento ascender, do outro, a iminência de malefícios desse projeto causa o insatisfação dos ambientalistas. Portanto, é importante o debate e a revisão do assunto para que sejam evitados erros que prejudiquem não só ambas as partes, mas a sociedade brasileira como um todo.
Comentários do corretor
ATENTE-SE A DIFERENÇA ENTRE VISÃO E VISAM
APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DE VÍRGULAS.
CORREÇÃO: hidrelétrica, país, sérios, indígenas, hectares, espécies, demanda, discussão
COMENTÁRIO:
Suas idéias são muito superficiais. Procure argumentá-las melhor com exemplos e dados que enriqueçam a sua produção. Cuidado com a estruturação de suas frases e com a coerência de suas idéias. Procure ligar um raciocínio ao outro com termos que beneficiam o entendimento do leitor. Leia sempre mais. Fuja do senso comum e evidencie sua opinião sobre o assunto.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |