A democracia brasileira foi reinstituída com a constituição de 1988, após um período ditatorial que teve início com o golpe de estado contra o presidente Jango.
Durante o período da ditadura [vírgula] além das eleições serem indiretas, a população sofria fortes repressões por parte dos militares que estavam no governo – durante o período da ditadura houve somente um governante civil, já no fim do regime e com duração de alguns meses – [ponto final] estas [Essas] repressões eram garantidas pelos Atos Institucionais, que [vírgula] dentre [entre] outras normas controlavam a liberdade de expressão.
Sobre a sombra da ditadura surgiu o movimento “diretas já”, [ponto final] tal movimento foi embasado em uma proposta negada pela Câmera dos Deputados. O movimento pedia o fim das eleições indiretas [. Com o sucesso do movimento o presidente Tancredo neves foi eleito, porem faleceu antes de assumir o governo.
Após a constituição de 1988, a democracia voltou a ser cantada pelas ruas das principais cidades do país. Desta vez o movimento “caras pintadas” exigia o impeachment do então presidente Fernando Collor de Melo.
A democracia é um direito de todo cidadão, e pode ser exercida de várias formas, uma delas é pelo voto. Durante a ditadura tal direito foi caçado e reinstituído com a constituição de 1988. Manifestações pedindo melhorias e exigindo o impeachment de um governante também são garantidos a população. Na atualidade tais direitos estão sendo duramente repreendidos pelos governantes que os tacham de “golpe” alegando não haver motivos para que tal ato se cumpra.
A democracia brasileira não é um exemplo, ainda há muito o que se aprender com outras nações, atuais ou do passado. Tais lições devem ser aplicadas aos governantes e aos cidadãos sem exceção, ou privilégios. Somente assim a população poderá bradar fortemente a máxima: “ sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor".
Comentários do corretor
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
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