O Brasil vive um dos maiores debates de sua história acerca do regime de um governo. A preocupação com o tema envolve desde as mais variadas classes sociais, grupos de pessoas, politizadas ou não, com o que deixou de ser apenas um problema pontual, passando a ser o cerne de discussão de uma nação, tendo em conta os inúmeros casos de corrupção e atos de improbidade que vêm assolando a ordem social.
Um país dito democrático inspira liberdade; liberdade de ideias, de expressão. Todavia, a tão proclamada democracia, quando não aproveitada da forma correta - no literal sentido da expressão - torna-se antagônica, podendo provocar efeitos nefastos em uma população carente de educação. Assim, abre-se brecha para o cometimento de ilícitos de natureza política e consequentes escândalos político-partidários, colocando, inclusive, à prova todo um mecanismo estatal e o próprio Estado Democrático de Direito .
Dentro do grave quadro político, social e econômico atual, onde a imoralidade e a prevaricação imperam, um regime de governo em que as pessoas podem usufruir livremente de seus direitos, sentindo-se seguras por poder expressar suas opiniões, parece estar fadado ao insucesso, ficando, assim, comprometido o futuro de um povo que, historicamente, muito sangue derramou em nome da conquista da liberdade.
Comentários do corretor
O texto aprentou bom nível de escrita e fez ponderações pertinentes ao tema. No entanto, para explorar as características do gênero textual proposto, é necessário realizar um mais amplo trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, retrospectiva histórica etc.), bem como desenvolver uma problemática concernente ao tema e uma solução para ela.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |