Uma das dificuldades enfrentadas pelos brasileiros, em sua maioria crianças e jovens, é o acesso e a permanência na educação. Infelizmente muitos sofrem com a falta de transporte, a distância da moradia até a escola, a conciliação com o trabalho, e a qualidade do ambiente, tanto externamente como internamente.
Apesar de ser um país que obteve um avanço relativo comparado ao passado, o Brasil ainda peca nessa missão de educar, devido a diversos fatores que muitas vezes não são levados a sério.
O principal fator que dificulta esse avanço da educação, é a falta de investimento e incentivo nessa área. O enturmamento(,) por exemplo, sistema que está sendo implantado em algumas escolas públicas, resolve os problemas que os administradores enfrentam, porém, cria salas tumultuadas e professores sobrecarregados que não conseguem realizar sua profissão com êxito.
A maioria dos problemas enfrentados podem ser resolvidos através do governo, investindo, destinando mais recursos para valorizar o trabalho dos professores, e construindo escolas com qualidade. Cabe também a à família incentivar o aluno no processo de aprendizagem, e cabe ao estudante se dedicar e se preocupar com seu futuro e o futuro do país.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à regência.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. No entanto é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |