Historicamente, a Educação no Brasil nunca foi tratada como prioridade: O abismo social; professores mal remunerados; com precária infraestrutura nas Escolas Públicas; O Programa Social Bolsa-Família*; a quantidade de analfabetos funcionais e o "ranking" da Educação.
A Educação só recebeu um Ministério, no Governo Vargas, na década de 30, ainda com as pastas da Saúde e Assistência Social. Conseguir estudar naquela época e outrora, era para quem podia pagar e ainda no exterior. Daí as grandes desigualdades sociais que o Brasil sempre conviveu, apesar de nos últimos anos este abismo social veio a diminuir ter diminuído, mas ainda (é) elevadíssimo. Com a participação do Programa Bolsa-Família que matriculou mais crianças às escolas, ainda que esta realidade não signifique melhora no ensino.
Não é para menos que ocupamos a tímida 53°/65 53ª posição entre 65 países avaliados anualmente pelo Pisa. Governos que insistem em não pagar o Piso Nacional Salarial do Magistério, professores tendo que trabalhar 60 horas semanais para conseguir sobreviver. Sem contar a dificuldade que o mesmo enfrenta ao ministrar as aulas: escolas sucateadas, arrombamentos frequentes, falta de material didático e professores sacrificando o seu salário em prol de aulas mais dinâmicas e recreativas. Triste, também, é saber que 28% da população integram o chamado analfabetismo funcional por não saber interpretar textos.
É lamentável viver em um país, com tantas riquezas naturais e econômicas, em que a Educação nunca foi prioridade. Cabe a esta geração cobrar de nossos representantes a melhor aplicação dos recursos públicos e fiscalizar-lhes para que não tenhamos uma das piores Educação educações da América Latina.
Comentários do corretor
* Por que o programa social Bolsa Família está nessa listagem negativa? Não ficou clara a relação dele com os problemas da educação no Brasil. A título de informação, para receber benefício do Bolsa Família, as famílias de comprovada baixa renda devem apresentar o comprovante de frequência dos filhos à escola, ou seja, o programa os incentiva a não abandonar os estudos.
Atenção à concordância verbal, à pontuação e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto, porém está mal elaborado. Há trechos incoerentes. Organize melhor o desenvolvimento das ideias.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |