Queremos crescer, mas crescer não é desenvolver, crescer é imediato, não se sustenta ao longo dos anos, só com investimentos em educação nos três níveis de ensino e em educação profissionalizante é que nos tornaremos uma pátria educadora, (.) o grande paradoxo do Estado Brasileiro é querer se tornar um país de expressão internacional, sem investir em educação de qualidade para seus habitantes.
Somos uma nação privilegiada quanto (à) abundância de recursos minerais, possuímos o maior reservatório de água doce do mundo, (somos) considerados o celeiro mundial, porém não temos tecnologia nacional para transformar este minério em aço, a variedade de grãos em produtos manufaturados como sucos, óleos, cosméticos etc, tornando nossa balança comercial deficitária em vários momentos, pois não agregamos valor aos produtos.
As consequências elencadas no parágrafo anterior são causadas pela falta de políticas públicas em educação, carência de institutos de pesquisas e tecnologia, (;) na base falta tudo, de cadeira e a merenda, há escolas sem nenhuma estrutura para receber alunos, nos deixando desesperançosos a curto prazo, (,) temos vários exemplos de países que se reerguem após (a) ocorrência de catástrofes, pois anteriormente haviam investidos em educação, tinham pessoal qualificado para recuperar o país.
Não existe desenvolvimento sem educação, temos que investir na qualificação de professores, salários dignos, escolas com estrutura para que nossos alunos possam desenvolver um trabalho de qualidade, inserindo a sociedade nesse processo, buscando soluções gerenciais efetivas e impactantes nas comunidades onde estão inseridas e(,) assim(,) deixar de ser o país do futuro para se tornar o país do presente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica. No entanto é possível desenvolver uma estrutura textual mais coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |