Não é de hoje que o Brasil enfrenta problemas com a educação pública, que é direito de todos, segundo a Constituição Brasileira de 1988. Esse problema surgiu desde a instauração da ditadura militar, a qual contribuiu bastante para a defasagem da educação pública brasileira, devido ao fato de que os governantes da época negligenciaram-na. Entretanto, com o seu fim e a promulgação da Constituição Brasileira, melhoras na qualidade da educação pública vêm ocorrendo, apesar de haver muito a ser feito.
Sabe-se que a implementação de novos institutos federais e o aumento do número de vagas em universidades federais é um avanço muito importante, visto que mais pessoas estão tendo acesso a cursos técnicos e superiores. Isso contribui para o aumento da mão de obra qualificada e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico do país.
No entanto, o ensino fundamental e médio, os quais são dever dos municípios e estados, respectivamente, vêm tendo resultados insatisfatórios. O que é constatado a partir do momento em que a educação do Brasil é mal avaliada em indicadores como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes -PIAE/PISA- e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB. Além disso, os índices de analfabetismo funcional, obtidos através de uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, mostrando que 50% dos entrevistados apresentam uma dificuldade de compreender textos, ratificam que apesar de mais pessoas terem acesso à educação, essa ainda não é de qualidade.
Diante do exposto, é imprescindível para a superação dos desafios da educação brasileira que o governo federal invista mais recursos nessa área, proporcionando aos estados e aos municípios condições para melhorar a infraestrutura das escolas, aumentar os salários dos professores- para que esses se sintam mais motivados-, além de extinguir a não ocorrência de aulas devido à falta de professores, água ou merenda. Tais medidas contribuirão para que o Estado não falhe ao prover esses serviços.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |