A educação pública básica brasileira é precária, sendo uma das últimas colocadas em avaliações internacionais. Isso caracteriza vários pontos negativos em relação à economia e desenvolvimento do país. Atualmente, são questionados não só a ineficiência do governo em relação à educação, como também seus altos níveis de corrupção para com a mesma.
Com o agravamento das condições de indiferença relacionadas ao meio educacional, fica evidente que o mesmo está resignado a vagas tentativas governamentais de melhoria. Evidencia-se que os progressivos índices de investimentos não são satisfatórios, ao ponto que com o aumento desses, ficaram ainda mais expressivos os desvios de verba, ou seja, os crescentes investimentos associados à improbidade administrativa não tornam lucrativas essas aplicações.
Essa problemática vem desencadeando uma sequência de descasos, que personificam a falta de estrutura e materiais didáticos de qualidade, a desmotivação de profissionais e a pobreza no auxílio e encorajamento dos alunos nas intituições de ensino. Estes fatos trarão aspectos ainda mais negativos ao desenvolvimento do país, tais como a perda da total destinação de cargos para brasileiros e a carência de identidade nacional na participação econômica.
Contudo, o Governo Federal deve se ater aos casos de improbidade, aplicando suas normas de detenção aos corruptos, a fim de sanar o problema da corrupção e, com isso(,) conseguir administrar honestamente seus recursos, fazendo investimentos precisos e conscientes. Além disso, é imprescindível a manutenção dos acordos de responsabilidade compartilhada entre escola, alunos e responsáveis, ao enfatizar a obrigatoriedade do ensino de qualidade nas escolas e o auxílio e incentivo dos responsáveis aos estudantes.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, além de demonstrar bom domínio da norma padrão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |