Sabemos que educação de qualidade é primordial para (o) crescimento de uma nação, ela nós nos proporciona : mais saúde, alegria, diminui (a) desigualdade social, diminui a violência, amplia nossos conhecimentos, fortalece (a) cidadania e a democracia. O Brasil possui um grande desafio: acabar com o analfabetismo e oferecer educação de qualidade à a jovens, adultos e crianças .
Nos últimos 10 anos, o Brasil, tem investido mais em educação sim! Mas é claro que isso é só o começo e que temos muitos desafios pela frente. É preciso investir na qualificação e formação dos professores; na estrutura das escolas; ampliar investimentos e fiscalizar os mesmos. Criar testes que avaliem os professores e o comprometimento com ensino, adotando práticas de valorização dos que possuem bom desempenho.
Conscientizar a população de sua responsabilidade em fazer parte desse processo é outro desafio . Nossos governantes e professores não são os únicos responsáveis por uma educação de qualidade. Cada cidadão pode contribuir e fazer a diferença: incentivar á a leitura em casa, interagir com atividades oferecidas pela escola à comunidade, incentivar a frequência escolar dos filhos.
E Fica claro que, governantes, professores , pais e alunos , podem e devem contribuir por uma educação de qualidade, cada um, assumindo sua responsabilidade, e(,) assim, permitir que todos tenhas tenham acesso á à educação de qualidade(,) proporcionando o fim do analfabetismo em todas suas formas, inclusive o analfabetismo funcional.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |