É de conhecimento geral que um grande desafio do Brasil é evoluir em termos de educação,pois pouco se investe em escolas e professores.Ao contrário do que muitos pensam(,) a quantidade de pessoas com analfabetismo ainda é alta atualmente.Mas qual seria o motivo de um governo que possui como lema 'pátria educadora" não investir em instituições de ensino como deveria?
A falta de investimento na educação por parte dos governantes se deve ao fato de que,futuramete(,) pessoas com baixa escolaridade,ou seja,com pouco conhecimento(,) dificilmente arranjarão um bom emprego,nem se destacarão em um meio acadêmico, (.) deixarão de opinar sobre seus direitos,deveres,questionarem de questionar o governo e até de debaterem sobre os problemas que o país enfrentará,ao contrário do que os indivíduos com mais sabedoria fariam.
Em consequência disso,nota-se o aumento de desemprego,pois muitas pessoas que estão na idade adequada para trabalhar não possuem o nível escolar exigido,gerando assim a pobreza e também a desigualdade,fazendo com que o nosso país se torne inferior aos demais,como é mostrado em pesquisas como o PISA(,) afirmando que o Brasil ocupa o 53º lugar em educação.
Tendo em vista os fatos mencionados,é necessário que o governo tome medidas para que essa situação se inverta,investindo em instituições de ensino e profissionais da educação.A mídia também pode contribuir por meio de campanhas,sendo incentivadas também pela população.Só assim,esse país se tornará uma pátria educadora de verdade,e com isso diminuirá a desigualdade e contribuirá para o aumento de cidadãos que tenham o direito a à educação(,) fazendo assim com que opinem mais na nossa sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância verbal e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Atente-se, no entanto, à coesão frasal e à unidade das flexões verbais.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |