Um dos maiores problemas do Brasil até os dias atuais é a educação, da qual temos como direito. O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países segundo (o) PISA, situação da qual mostra que temos de enfrentar muitos desafios para ter uma educação de qualidade no país.
No Brasil, segundo o IBGE, 731 mil crianças ainda estão fora da escola; um número preocupante, pois essas crianças estão sem um direito essencial para sua formação social e para o futuro profissional, além de aumentar as chances de futuramente terem contato com o tráfico de drogas e/ou o crime.
Entre tanto, outro grande problema na educação é o analfabetismo, que por mais que tenha diminuído nos últimos anos, ainda existe. Segundo o IBOPE(,) 34 % dos alunos que chegaram ao 5º ano de escolarização ainda não foram alfabetizados, desta forma prejudicando o desenvolvimento educacional do aluno e também provocando desigualdades na sociedade.
Com isso, podemos concluir que se tem há muito (o) que fazer para ter uma educação de qualidade no Brasil, mas(,) se por parte, tanto do Governo Federal, quanto dos Governos Estaduais e Municipais, houvesse a abertura de mais vagas na educação infantil e séries iniciais para diminuir a evasão escolar dos alunos, assim como ter um bom número de profissionais da área da educação atuando nas escolas com seus devidos salários pagos de uma forma justa, o Brasil seguiria rumo à uma educação de qualidade, sem desigualdades.*
Comentários do corretor
*Opte pela linguagem direta. Observe que neste último parágrafo o discurso indireto deixou o trecho um pouco confuso, e houve problemas de pontuação, pois este tipo de desenvolvimento acaba exigindo mais vírgulas. Evite.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à objetividade, à coesão frasal e ap emprego de preposições (regência).
O texto aborda o tema proposto de forma coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma escrita mais objetiva, clara e eficiente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |