O governo brasileiro vem investindo gradualmente no setor estudantil, porém, a grande desigualdade existente no Brasil, típico típica de um país subdesenvolvido(,) reflete a atual educação brasileira: vulnerável, desigual e hierarquizada.
Enquanto muitos estudantes da elite brasileira estudam em colégios tradicionais com sistemas de ensino inovadores, uma parcela significativa da população é formada por analfabetos, um fator alarmante. Estes contrastes devem ser mudados, todos têm direito à uma educação de qualidade; para isso, deve haver uma homogeneização no ensino, onde pobres e ricos usufruem usufruam das mesmas oportunidades, sem distinções.
Por outro lado, o governo brasileiro tem tomado iniciativas para erradicar o analfabetismo, com construções e reformas de novas escolas, além do incentivo à formação de novos professores. Entretanto, várias das iniciativas foram mal sucedidas, como a reorganização das escolas, onde alunos da rede pública protestaram contra a operação do governo, por ser falha e ineficaz.
Antes de tudo, o Brasil deve tornar-se um país igualitário, de ordem econômica ou social, para(,) assim, ser uma nação sem desigualdades. Desse modo, o governo brasileiro deve agir investindo arduamente na educação, sendo esta uma prioridade. Contudo, o governo não está sozinho nessa luta, pois os alunos também estão comprometidos, dedicando-se nos estudos e valorizando suas escolas. A educação é a base de todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e à concordância verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível desenvolver uma discussão mais aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |