PAC, da época do Brasil colônia

Banco de Redações

Tema: Usina de Belo Monte: desenvolvimento ou agressão ambiental?

Redação enviada em 24/05/2010

PUBLICIDADE

Recentemente estamos vivenciando uma briga que há anos vem se arrastando entres tribunais e ambientalistas, de um lado o governo o qual considera a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do outro os ambientalistas que tentam defender a vida e a cultura da região no alto da Bacia do Rio Xingu.

Infelizmente no Brasil parece que tudo se resolver por trás dos panos, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o Ministério do Meio Ambiente já concederam a construção da usina sem saber exatamente o impacto que causaria a região. Hoje no local vivem além de varias espécies, índios os quais mais uma vez vêem sua cultura na mão do capitalismo que outra vez mostra sua força, sem respeitar raça e nem cor.

Entretanto, é de conhecimento de muitos que o país tem potencial para gerar energias alternativas, como é o caso da energia eólica e também a solar, mas o que estamos vendo em jogo não é a preservação da vida, da cultura e sim de quem vai ficar com essa fábrica de dinheiro, pois recentemente o governo federal anunciou para o mês de Abril o leilão da usina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que se questiona hoje são exatamente os impactos ambientais que a construção da usina trará para a região, exemplos infelizes estão aí de prova como é o caso de Tucuruí onde varias famílias ficaram sem suas terras entre indígenas e ribeirinhos, sem falar da mortandade de peixes e a escassez de alimentos que trouxe para a população local.

Portanto, sabemos que a aprovação para a construção da hidrelétrica é um passo para que outras venham ser construídas, não dar mais para oferecer bugigangas aos índios e fechar os olhos enquanto nossa fauna e flora são destruídas pelo simples interesse de alguns, isso é meio contraditório para um país que privilegia energias alternativas.

Comentários do corretor


APÓS A PALAVRA DESTACADA UTILIZE O PONTO FINAL. SÓ DEPOIS CONTINUE SEU RACIOCÍNIO.

OBSERVE O TAMANHO DE SUAS FRASES. PERÍODOS LONGOS CONFUNDEM O LEITOR.

APÓS A PALAVRA DESTACADA É NECESSÁRIO O USO DA VÍRGULA

VENHAM A SER CONSTRUÍDAS

COMENTÁRIO:
Cuidado com a estruturação de seu texto. Períodos longos empobrecem a sua produção pois faz com que o leitor se perca em suas palavras. Além disso, seu texto caiu no senso comum, sem nenhuma novidade ou exemplo que enriqueça as suas idéias. Procure ler sempre mais e busque outras informações que possam complementar seu conhecimento sobre o assunto. Vá além da coletânea. Mostre que você sabe sobre o tema, persuadindo o leitor. Ouse.


Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES