Recentemente estamos vivenciando uma briga que há anos vem se arrastando entres tribunais e ambientalistas, de um lado o governo o qual considera a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do outro os ambientalistas que tentam defender a vida e a cultura da região no alto da Bacia do Rio Xingu.
Infelizmente no Brasil parece que tudo se resolver por trás dos panos, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e o Ministério do Meio Ambiente já concederam a construção da usina sem saber exatamente o impacto que causaria a região. Hoje no local vivem além de varias espécies, índios os quais mais uma vez vêem sua cultura na mão do capitalismo que outra vez mostra sua força, sem respeitar raça e nem cor.
Entretanto, é de conhecimento de muitos que o país tem potencial para gerar energias alternativas, como é o caso da energia eólica e também a solar, mas o que estamos vendo em jogo não é a preservação da vida, da cultura e sim de quem vai ficar com essa fábrica de dinheiro, pois recentemente o governo federal anunciou para o mês de Abril o leilão da usina.
O que se questiona hoje são exatamente os impactos ambientais que a construção da usina trará para a região, exemplos infelizes estão aí de prova como é o caso de Tucuruí onde varias famílias ficaram sem suas terras entre indígenas e ribeirinhos, sem falar da mortandade de peixes e a escassez de alimentos que trouxe para a população local.
Portanto, sabemos que a aprovação para a construção da hidrelétrica é um passo para que outras venham ser construídas, não dar mais para oferecer bugigangas aos índios e fechar os olhos enquanto nossa fauna e flora são destruídas pelo simples interesse de alguns, isso é meio contraditório para um país que privilegia energias alternativas.
Comentários do corretor
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COMENTÁRIO:
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Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 5.5 |
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