A educação é o principal pilar de desenvolvimento de um país e é notório que o Brasil vem investindo muito nisso nos últimos tempos. Mas, apesar dos avanços, o país ainda tem muito a melhorar.
Mesmo com todos os programas de inclusão e incentivos a frequentar a escola, existem milhões de crianças que não têm acesso a ela e esses números se concentram principalmente nas regiões norte e nordeste. E as pesquisas mostram que muitos dos que têm acesso, por diversos motivos, abandonam os estudos antes de concluirem o ensino fundamental.
Outros desafios a serem superados pela educação brasileira são os que dizem respeito a à qualidade de ensino e a à infraestrutura das escolas públicas. Grande parte dos profissionais da educação não são sufissientemente suficientemente qualificados para lecionar, e os incentivos a essa capacitação são quase que inexistentes. Quando a Quanto à infraestrutura, a maioria dessas escolas não dispõe de acessibilidade e de incentivos que despertem o interesse intelectual, como laboratórios, bibliotecas e quadras de esportes.
Por todos esses aspectos,é possivel afirmar que o Brasil ainda precisa enfrentar muitas barreiras no âmbito educacional. Não se trata apenas de ampliar os investimentos, é preciso aplicá-los e direcioná-los de maneira eficiente.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |