O Brasil é um país com grande área territorial, o 5º maior do mundo, com as mais variadas fontes de riquezas, que devem ser distribuídas de forma a proporcionar uma boa qualidade de vida aos brasileiros e, mesmo assim, a educação, que está presente no lema do Governo Federal, está em uma situação crítica.
Se engana quem pensa que os problemas educacionais se restringem às áreas afastadas ou isoladas. Estudantes de locais como o Rio de Janeiro e São Paulo também sofrem com o descaso e a “falta de verba”. Professores com salários que não atingem nem o piso nacional, escolas sem o mínimo de infraestrutura necessária para funcionar, e, em determinadas escolas de turno integral, falta até comida. E se nessas áreas a educação está em situação alarmante, em regiões do interior do Brasil o estado é deplorável.
Os resultados de todas essas falhas são colhidos lá na frente, quando, por exemplo, a esmagadora maioria das pessoas que estão no nosso mercado de trabalho atualmente não consegue se comunicar de maneira satisfatória. É deprimente que um país como o Brasil, com tanto potencial, esteja em 53º lugar entre 65 países avaliados. Está certo que o país não está em sua melhor fase, a tão falada crise está causando muitos problemas, mas muitos deles poderiam ter sido evitados com uma melhor administração. Se o dinheiro que é destinado à educação fosse, de fato, utilizado em prol dela, a situação não estaria nesse estado caótico em que se apresenta.
O que deveria estar enraizado na consciência de todos é que a educação é o cerne do país. Ela é a origem de todas as áreas existentes, formando de médicos à a engenheiros e todas as outras profissões que formam a nação. É necessário que entendamos, sem ela não há profissões e sem as profissões não há país.
Comentários do corretor
Atenção ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida. No entanto, é possível aprofundar um pouco mais a conclusão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |