A educação no Brasil já virou clichê com todos aqueles discursos e opiniões que já conhecemos. Mas, vemos hoje em dia traços em todos os lugares da falha e da necessidade que ela exerce na nossa sociedade: pessoas que não sabem votar, não conhecem os seus direitos e há ainda aqueles que nem sequer conhecem a história do próprio país.
Há muitos lugares, principalmente mais isolados economicamente como a região Nordeste e Norte do Brasil, onde são altos os índices de analfabetismo, justamente por haver muitas famílias com subempregos que não levam as crianças para a escola para que elas possam ajudar na renda da família(,) e isso se repetindo repete por gerações. Há também o isolamento geográfico(,) por exemplo(,) de pessoas que vivem em aldeias isoladas na região Norte. Outro fator é a má estrutura das escolas e o descaso do governo com a educação. Existem muitos projetos como Pibid , Eja* entre outros que realmente poderiam dar certo com a ajuda do governo, se este (os) apoiasse de verdade.
Portanto, para a educação no Brasil dar certo(,) precisamos do apoio moral da família, o financeiro do governo e o educacional da escola para que possam(,) juntos(,) realmente educar cidadãos.
Comentários do corretor
* Essas siglas não são de conhecimento geral. Escreva-as por extenso na primeira citação, para que o leitor compreenda do que se trata.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e ao emprego de pronomes.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |