O Brasil ainda não tem a educação como prioridade na areá política do nosso país, ano após ano o Ministério da Educação vem planejando jeitos de melhorar a qualidade de ensino para a população e diminuir a quantidade de analfabetos que tem pelo país. Mesmo com o programa social* que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola ( de acordo com o IBGE).
A mudança na Educação brasileira depende de esforços políticos que parecem além do nosso alcance, o país ocupa a o 53º lugar em educação entre 65 países avaliados ( no PISA), com isso a educação tem que melhorar e atingir a meta de alfabetizar todas as crianças até 8 anos, pois carrega um fardo de baixo desempenho no ( IDEB). Muitas pessoas que conclui concluem o ensino médio não dominam o uso da leitura e da escrita(,) só 8% das pessoas em idade de trabalhar têm capacidade de entender e se expressar, eles são chamados de proficientes no mais avançado (ranking) de alfabetismo funcional(,) em um índice chamado Inaf (Indicador de Alfabetismo Funcional).
Um dos desafios que o país tem que fazer promover é a valorização dos professores, muitos trabalham sem motivação e recebem pouco. Professores que trabalham em condições adequadas são mais motivados e ensinam melhor, um exemplo é a Coreia do Sul(,) que já teve condições parecidas com as do Brasil, e tornou-se referência em Educação justamente por valorizar a carreira dos docentes. Além do salário inicial atraente e a possibilidade de crescimento profissional, os coreanos respeitam e valorizam socialmente a função. Lá, os jovens sonham em ser professores e, por isso, apenas os melhores alunos chegam lá, pois as notas de corte para a carreira são altíssimas. Enquanto isso(,) o índice de aprovação na média de 0 a 10, os estudantes brasileiros tiveram a pontuação de 4,6 em 2009. A meta do país é de chegar a 6 em 2022.
Comentários do corretor
* Qual programa? Cite-o. Se não estiver se referindo a um programa específico, não utiliza o artigo definido, prefira o uso do plural.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), à regência e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva, coerente e crítica, mas há trechos que podem ser mais claros. Cuidado também com o uso de siglas que não são de conhecimento geral. É recomendável que se excreva por extenso o nome a que a sigla se refere na primeira citação do texto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |