A educação brasileira vem regredindo cada vez mais, apesar de (o governo federal) ter como meta uma “pátria educadora’’, essa não está sendo a verdadeira cara do país, que está enfrentando uma verdadeira batalha nessa área.
Essa queda está acontecendo por vários motivos, entre eles pode se afirmar o baixo salário dos educadores, que mesmo sem incentivos e trabalhando em instituições totalmente sucateadas, estão fazendo de tudo para educar as crianças brasileiras. Os responsáveis por essa baixa na educação não é são apenas os administradores do país, mas também os estudantes, que não estão indo para a escola para aprender, e sim conversar e fazer o uso de seus aparelhos celulares.
Portanto, para o Brasil vencer essa batalha da educação, os governantes deveriam investir em escolas com recursos melhores, e poderiam fazer com que os professores ganhem aquilo que merecem, e(,) ainda(,) continuar investindo no programa EJA (educação de jovens e adultos), tornando assim o Brasil em um país completamente alfabetizado, (.) já aos estudantes, cabe a eles mesmo se conscientizarem e verem que a escola é lugar para estudar. Desse modo, com a educação de todos os brasileiros, o país poderia se tornar uma grande potência mundial.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), ao emprego de preposições e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica. Mas é possível desenvolver uma argumentação mais aprofundada e que explore melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |