Alienação a favor da corrupção - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 18/03/2016

Status:

Corrigida
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O Brasil tem possibilidade de ser uma potência? Nossos Líderes Políticos têm alguma parcela de culpa na situação educacional brasileira? Governo que não olha suas crianças criam mais criminosos? Devemos mudar o contexto do país?

   Nossa nação tem enorme potencial, mas que ficou na penúltima posição em um índice comparativo de desempenho educacional feito com dados de 40 países pela Pearson internacional. Os políticos devem investir maciçamente em educação, a Coreia do Sul é um exemplo a ser seguido, até 1960 o país apresentava níveis sociais e econômica econômicos comparáveis as às nações mais pobres da Ásia.

   Em média o estado gasta 15 vezes a mais com presidiários do que com um aluno da rede estadual de ensino, segundo o IPEA 90% dos menores infratores não concluíram o ensino fundamental. Podemos perceber que o descaso com a educação chega a ser proposital para alienar manter o povo alienado e facilitar as “articulações políticas” como compra de voto através de doações de dentadura, cesta básica, “favores em geral”.

   Parafraseando Nelson Mandela: “A educação é a maior arma para mudar o mundo”. Devemos exercer nossa cidadania votando de forma consciente e responsável para eleger verdadeiros líderes o qual investira que invistam maciçamente, principalmente na formação dos professores, em material de apoio e melhoria da estrutura e funcionamento das escolas, assim mudara será possível mudar a conjuntura atual da nação(,) pois somente a educação dá o conhecimento que liberta.

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural), de gênero (masculino e feminino) e verbal, e à coesão frasal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente