A profissão estopim para todas as outras é a arte de lecionar, infelizmente a mais importante é a mais desvalorizada no Brasil. A educação é a base para o crescimento e estabilidade de uma nação, mas para uma pátria que se diz educadora, o Brasil está longe de tornar-se exemplo em educação.
Segundo pesquisas feitas em 2015 pelo IBGE, o Brasil possui mais de treze milhões de analfabetos, 9% da população total. E 27% dos adultos são analfabetos funcionais. Existe uma carência extrema em relação à estrutura de ensino no país, causada principalmente pela incompetência administrativa dos órgãos públicos.
O ensino público é desgastante, tanto para os docentes quanto para os discentes, pois há uma má remuneração dos profissionais e desvio de verbas que desencadeia em greves que perduram por meses e prejudicam o crescimento educacional.
Políticas públicas devem enaltecer o trabalho dos educadores, incentivando economicamente, e colocando a nota de corte como a mais alta para ingresso no ensino superior. Deste modo, obteremos a profissão como a mais desejada e disputada, e somente os mais capacitados a exercerão. Isto proporcionará no crescimento educacional de qualidade, como ocorreu em países subdesenvolvidos que se tornaram desenvolvidos, como a Coreia do Sul.
Como citou o ilustre educador Paulo freire ‘ A educação enquanto busca de boniteza necessariamente busca a decência do ser’. Ou seja, quanto maior o nível de educação, menor será a corrupção e o slogan de pátria educadora será cumprido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à regência verbal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |