De frente com a educação brasileira.* - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 17/03/2016

Status:

Corrigida
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A educação brasileira tem melhorado, mas ainda há muito para melhorar. Para a educação ir além de "estar na escola" e passar a ser algo que capacite os indivíduos para interpretarem fatos e se expressarem de forma clara(,) é necessário que medidas de inserção e capacitação educacional sejam objetivos da nação.

Muitos jovens e adultos brasileiros que já frequentaram a escola são analfabetos funcionais (têm dificuldades de interpretação e de expressão). Por isso, a escola precisa não apenas passar conhecimentos, mas interagir com os estudantes de forma que eles se envolvam de maneira tal, que passem a exercem exercer compreensão e assimilação de coisas.

As escolas também devem adotar medidas de incentivo aos jovens e às crianças para que eles se envolvam com leitura, lições de casa, cultura, etc. (,) além de acompanharem alunos com reforço escolar para que a maioria não desista de estudar e para que possuam uma bagagem firme que os sustente nos próximos anos escolares.

Além do papel da escola no desenvolvimento educacional dos alunos, as instituições governamentais precisam adotar medidas de inserção à educação a todos, disponibilizando condução, vagas e alimentação, pois quanto mais estudantes hoje, menos desempregados amanhã.

Conclui-se que há diversos desafios para que a educação no Brasil avance e que muitos deles são de extrema urgência: é necessário inserir crianças e jovens na escola e desenvolver meios para que eles saiam de lá com capacidade interpretativa, reflexiva e expressiva. A sociedade deve se unir para o progresso.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente