Na Grécia Antiga, o ensino transmitido ao jovem era considerado um fator determinante na formação do seu caráter. De maneira análoga, uma visão similar é pregada pela sociedade brasileira. Em contrapartida, a educação no Brasil enfrenta desafios que se estendem da falta de investimento no setor educacional à prática de trabalho infantil no país.
Em primeiro lugar, pode-se perceber o crescente descaso do governo brasileiro em relação aos corpos docente e discente, uma vez que a maioria das escolas públicas se encontram deficientes. Prova disso está nas salas de aula lotadas, sem materiais em condição de uso, com carência de professores e infraestrutura precária. Desse modo, os alunos são forçados a migrar para o ensino particular, mas nem todos têm condições financeiras para tal investimento.
Em segundo lugar, está o grande impasse do trabalho infantil. Tal problema se dá devido a uma significativa parcela do povo brasileiro possuir baixa renda mensal. Associado a isso, está o pensamento imediatista de que o trabalho é a solução para as dificuldades financeiras. Portanto, muitos pais acabam entregando seus filhos a atividades trabalhistas precocemente, em vez de matriculá-los numa escola. Em vista disso, as crianças não conseguem obter uma boa formação profissional no futuro.
Por conseguinte, para que os desafios da educação sejam solucionados, a Receita Federal deve investir maior parte dos impostos arrecadados nas instituições públicas e o Estado deve incentivar a formação de profissionais para o magistério através da concessão de bolsas estudantis, a fim de obter escolas com excelência. Além disso, o governo deve garantir a execução de leis que proíbam o trabalho infantil, pois como disse o filósofo Immanuel Kant, “o ser humano é aquilo que a educação faz dele”.
Comentários do corretor
Bomt texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, crítica e muito bem desenvolvida, além de demonstrar domínio da norma padrão. No entanto, é possível explorar melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |