A situação nada agradável do Brasil vem se repercutindo por longos anos, com problemas intoleráveis do governo que afetam diversas regiões brasileiras, trazendo grandes insatisfações para o povo. Recentemente tem sido muito comentado sobre um aumento na taxa de investimento do PIB na educação, que passaria aproximadamente de 5,5% para 10%.
No entanto, o desenvolvimento de qualquer país necessita de um bom investimento na educação, mas no Brasil nem todos possuem acesso a ela por diversos aspectos sociais, econômicos, políticos, entre outros. O acesso a à escola ainda é bastante restrito em algumas regiões do país, gerando um difícil acesso a à informação. Além disso, o país abrange uma escassez de profissionais qualificados em algumas áreas do mercado de trabalho(,) como na área de Engenharia, onde muitas vezes é solicitada à a vinda de um profissional estrangeiro.
É notório que há diversos problemas na educação brasileira, somente uma boa gestão, contudo, não é o suficiente. São necessárias também uma boa infraestrutura, condições adequadas e disponibilidade de mais escolas públicas para o acesso de todos. A maior parte das escolas públicas brasileiras apresenta uma infraestrutura inadequada para o bom uso dos estudantes e professores. A educação deve ser vista como uma das prioridades do Brasil, para que ocorram avanços não só no desenvolvimento do país, porém para investimento na população brasileira para que(,) no futuro(,) haja uma gestão competente para administrar o Brasil de forma adequada.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, com informações pertinentes sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |