O Brasil(,) nos últimos tempos(,) está passando por muitas dificuldades e polêmicas. Entre elas está a educação, um dos fatos mais importantes para os Brasileiros, pois sem a escola, não a há alfabetização(,) e hoje em dia é muito difícil arrumar emprego sem pelo menos o ensino fundamental concluído. A alguns meses atrás surgiu a história de separar alunos por escola, ou seja(,) cada ciclo, em uma escola diferente, isso acaba tornando uma confusão e complicando para alguns alunos. (,) Pois tem lugares onde não há uma escola em cada esquina, (.) houve protesto, ocupação nas escolas. Com razão, pois como ficariam os alunos que moram longe das escolas, (?) O governo tem que pensar no bem estar dos alunos, não no que eles acham que seria melhor, eles estão deixando muito a desejar na educação e na saúde, e se preocupando muito com coisas poucas. As crianças, precisam de mais atenção, pois eles serão o futuro do Brasil. E a cada eleição que tem eles prometem mais educação, mais escolas, e quando são eleitos passam 4 anos de mandato sem fazer se quer sequer uma escola nova, eles queriam colocar mais alunos na mesma sala de aula, o que isso adiantaria se os que tem na sala eles não conseguem dar conta direito, fora que ficaria muito sobrecarregado para um professor só. O Governo Brasileiro precisa pensar com mais carinho nas crianças, na educação Brasileira, e menos nas coisas poucas sem futuro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível explorar melhor elementos atuais e concretos disponíveis na coletânea, como estatísticas que ajudem a ilustrar o atual contexto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |