O brasil Brasil tem uma educação muito precária, não é preciso de muito para se saber que os professores e as escolas públicas precisam de ajuda, mas a educação e o respeito dos alunos deve ser retirada de dentro de casa, pois há o grave problema de violência que ocorre dentro das escolas ou na porta delas, (.) é até possivel que muitos tenham sido bons alunos dentro dos colégios, mas uma grande maioria conclui o ensino médio sem saber fazer interpretação de texto ou cálculos matemáticos, (.) não basta apenas terminar a escola, é preciso também ser preparado para o mercado de trabalho, pois são eles o futuro de um Brasil melhor, mas para que isso tudo ocorra e tenhamos bons cargos de trabalho e pessoas habitas aptas a eles, é necessário que as escolas evoluam para que os alunos façam o mesmo junto com elas.
Antigamente, os pais eram mais preocupados com os estudos de seus filhos, pegavam mais "no pé", hoje em dia a ausência e a falta de autoridade, também influênciam influenciam no desempenho de seus filhos no colégio. Entre os desafios mais importantes para a próxima década, estão a qualidade do ensino secundário, a eficiência do gasto público, a qualidade dos professores e a educação infantil.
Para alcançarmos as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE), seria preciso ampliar o atendimento, melhorar a qualidade e diminuir a desigualdade entre escolas e redes de ensinos público, pois O o Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados, (.) Mesmo com o programa social* que incentivou a matrícula de 98% de crianças entre 6 e 12 anos, 731 mil crianças ainda estão fora da escola.
Comentários do corretor
* Que programa social? Se for um específico, cite-o. Se não, retire o artigo definido e empregue o plural.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, mas há trechos que a clareza e a coerência precisam ser melhor trabalhados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |