O Ensino nas escolas está cada vez mais precário. Todo jovem sonha com seu último ano, em formar e pegar o seu diploma. Mas a educação do Brasil ocupa um dos últimos lugares nos rankings mundiais. Será que os alunos saem da escola totalmente preparados para o mercado de trabalho?
Antigamente os pais preocupavam-se mais com a educação das crianças, atualmente há tantas famílias fragmentadas que não resta tempo para preocupar com os filhos, e logo eles crescem sem figuras de autoridade.
Notamos também alunos e professores desmotivados. Com o aumento da tecnologia, as crianças passam muito tempo na frente da televisão, usando o computador ou o celular, e não resta interesse ou tempo suficiente para estudar e fazer as lições de casa. Os professores eram considerados grandes figuras, e eram muito respeitados pelas pessoas. Atualmente são considerados “mártires” que trabalham muito e ganham pouco.
Além disso, atualmente(,) as pessoas buscam uma qualidade de vida melhor, que resulta em melhores vagas de emprego, mas para consegui-las, tem que ter uma boa educação. Para que isso ocorra, resta mais interesse por parte dos alunos, dos pais e do governo. Em suma, a educação transforma um país, tanto em aspectos econômicos, quanto tecnoculturais. Para que o Brasil tenha resultados positivos na área, cabe a nós, população, fazer a nossa parte, pois uma boa educação pode modificar a sociedade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos e informações disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |