Segundo o PISA, o Brasil encontra-se em 53º lugar na educação, entre 65 países avaliados. Muitos culpam os professores, julgam as escolas públicas e "apontam o dedo" na cara dos pais, mas um problema como este não tem como raiz um único causador mas sim vários fatores que só aumentam ao passar dos anos.
Não é de hoje que algumas escolas não recebem seu verdadeiro valor, isso devido a à falta de investimentos por parte do governo. O desafio da educação brasileira tem como foco o ensino público, onde que envolve os aspectos social, econômico, político e cultural, e que limita grande parte do país a se deselvolver desenvolver.
O IBGE afirma que 731 mil crianças ainda se encontram fora das escolas, muitas largam os estudos para trabalhar e as que ficam pra estudar têm de se virar em escolas onde as salas de aulas são lotadas, não tem biblioteca, espaços alternativos, professores competentes, computadores e muito mais.
Com o passar dos anos(,) muitas pessoas vêm buscando mudar esta realidade, garantindo os direitos que muitos deveriam ter, mas ainda falta muito para o Brasil atingir o nível dos países desenvolvidos e este problema só será resolvido quando o país estiver pronto para conceber jovens pensantes que saibam questionar tudo a sua volta e que não dependam do que a mídia diz(,) mas sim de como será o futuro daqui pra frente.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase, à concordância de número (singular e plural) e ao uso coerente do advérbio onde (que refere-se somente a lugar).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas é possível desenvolver uma argumentação mais aprofundada e crítica, explorando melhor dados atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |