Um dos maiores problemas no Brasil é o alto número de analfabetos. Segundo dados do IBGE, cerca de 713 mil crianças não estudam atualmente, um número muito elevado se formos pensar que daqui a alguns anos serão elas que irão ocupar cargos em empresas e afins. Há também aquelas que estão estudando, porém pelo fato de os níveis de suas escolas serem tão baixos, acabam sem aprender a ler e escrever corretamente, acarretando assim uma série de problemas para o seu futuro.
Não podemos dizer que esse número de crianças sem estudar é por falta de interesse delas, pois há aquelas que vivem em locais com uma estrutura tão precária que o trajeto até a escola, é praticamente impossível. Isso se torna mais um dos motivos pelo qual pelos quais elas não conseguem estudar. O Brasil é conhecido por sua extrema desigualdade financeira e social, justificava justificativa para aos elevados níveis de analfabetismo. Nem todos têm a mesma oportunidade de estudo e(,) assim(,) acabam se tornando profissionais incapacitados.
Uma forma de resolver tudo isso seria aprimorar essas estradas do trajeto dessas cidades até suas escolas, oferecer melhores oportunidade à aqueles àqueles que não tem uma situação financeira razoável, melhorar o ensino em escolas públicas e fazer uma reciclagem de professores ou até mesmo cursos para aprimorar o conhecimento deles para que lecionem de melhor forma. Somente tomando atitudes como estas, esse grande problema enfrentado pelo país seria resolvido.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao emprego da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, porém um pouco superficial, sem explorar dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |