Questionar a educação no Brasil é algo um pouco complicado, pois, por mais que o governo use o lema “Brasil, Pátria Educadora”, ainda não notamos resultados palpáveis para considerá-lo. Escolas sucateadas, professores mal pagos, falta de motivação (de) pais, alunos e professores, são apenas alguns pontos representativos de como é vista a educação no nosso país.
Infelizmente, a maioria dos pais brasileiros não estão acostumados em a cobrar bons resultados de seus filhos, incentivar a leitura e ajudar nas tarefas de casa, sobrecarregando a escola que não pode, e nem deve fazer tudo sozinha. Estamos criando um grande número de analfabetos funcionais, avançando em séries que os alunos mal compreendem o que fazem, e assim caminham para a vida adulta com problemas básicos que não foram solucionados.
Além de péssimos resultados negativos relacionados à intelectualidade, ainda existe uma parcela de crianças que não têm tem acesso às escolas e creches por falta de vagas. E quando tem vaga, falta merenda, professor, uma boa estrutura, mesmo a escola sendo um direito garantido na Constituição.
É vergonhoso dizer que (em) um país com mais (de) 200 milhões de habitantes constar apenas 8% das pessoas que estão em idade de trabalhar serem são capazes de se expressar com letras e números, e ocupar apenas o 53º lugar dentre 65º 65 países avaliados em educação. A educação é o único meio de garantir igualdade em uma população tão desigual quanto a nossa.
É necessário (tomar) medidas, mesmo que aparentemente simples, (que) contribuam para a resolução deste problema a longo prazo, pois, educação é construção. Precisamos de pais que se preocupem e trabalhem com seus filhos e escola, incentivando o estudo, a leitura (,) sendo um braço direito do professor, que também precisa ser valorizado pelo governo com melhores salários, que também seja cobrado por escolas em melhores condições e investimentos para receber o futuro do país(,) sendo (este) um direito como todos os outros, aí sim, poderemos ser considerados a pátria da educação.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |