Em pleno século XXI é notório notória a divisão de classes existentes no Brasil. Tal fato revela que a educação brasileira não está progredindo, pois o ensino é o principal recurso capaz de igualar as camadas sociais. Segundo a Constituição Federal(,) todos têm o direito a à educação, mas na realidade nem todos os cidadãos possuem uma educação de qualidade.
Em primeiro plano, é importante constatar que o número de abstenção de alunos ao longo das séries tem aumentado, consequentemente a inserção no mercado de trabalho será prejudicada. Todavia, muitos dos que se formam concluem com defasagens em algumas disciplinas, pois não contaram com professores capacitados para ministrar tal matéria.
Além disso, observa-se que a família deve atuar juntamente com a escola na formação ética e moral de seus alunos. Entretanto, muitos pais não estimulam e nem incentivam a vida acadêmica de seus filhos, como diz John Locke: “ Os homens são bons ou maus, úteis ou inúteis, graças á à sua educação”.
Torna-se, evidente, portanto(,) que os pais devem auxiliar seus filhos durante o período escolar. O ministério da educação precisa viabilizar a formação de docentes para suprir a carência em determinadas áreas, investir na infraestrutura das escolas e(,) por fim(,) ter materiais didáticos para todos os alunos. Dessa forma, todos os brasileiros terão acesso a uma educação de qualidade.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, porém é possível explorar melhor dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |