Atualmente, o setor educacional do Brasil não é dos melhores, a desvalorização do professor abre espaço para novos desafios que(,) somados a uma não priorização de investimentos e dedicação nesse setor, por parte do governo, diminui diminuem a acessibilidade e o prazer a uma boa educação, o que acarreta ideias cada vez mais pessimistas, além de mostrar que esses desafios podem ser o início de grandes “crateras” em uma sociedade que busca o desenvolvimento.
Tal ineficiência na educação pública brasileira compromete o desenvolvimento do país, uma vez que a educação é a base para uma sociedade moderna. Pesquisas apontam que apenas 8% dos brasileiros adultos são capazes de se expressar através da escrita, fato este que revela a necessidade de uma boa educação acessível a todo brasileiro.
Porém, desafios como a má infraestrutura, desvalorização do professor, etc.; em meio à desigualdade(,) parecem ter um peso a mais, pois vemos dois brasis em relação à educação, um de qualidade, em escolas privadas, já o outro bem abaixo do razoável, em escolas públicas. Tal tema foi abordado por Ana Lima, diretora executiva do Instituto Paulo Montenegro, que afirmou em entrevista: ”O Brasil nunca vai ser um país razoável se as desigualdades não diminuírem”, deixando claro clara sua ins9.atisfação à realidade atual da educação brasileira.
No entanto, há esperança, (.) uma educação de qualidade se dá através da dedicação, a começar pelo governo, pátria educadora, investindo honestamente para que todos tenham acesso a meios educacionais de qualidade, principalmente o professor(,) dando-lhes salários justos para que os mesmos passem seu conhecimento de forma criativa e alegre aos estudantes que, por sua vez, possuem o dever de desenvolver o país, pois dedicação gera dedicação, melhorando não só o setor educacional, mas também a qualidade de vida do brasileiro.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados atuais e concretos sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |