Quando falamos em Educação no Brasil nos deparamos com um sentimento de descontentamento, não é novidade que o Brasil ocupa (o) 60° posição no ranking mundial de educação. É assustador, não só pela posição mas também por termos um potencial econômico e social grande demais para tamanho problema.
As dificuldades na educação não se baseiam somente na falta de estrutura das escolas e a falta de respeito com os professores, e sim o que causa isso. O problema é as pessoas acharem que(,) colocando o seu filho em escola particular(,) sua educação estára estará garantida, (.) já a contrariedade dos alunos é achar que os adultos só querem dominá-los, que só precisarão de conhecimento se quiserem muito dinheiro. É necessário que os educadores entendam que os jovens não precisam apenas aprender matérias, é fundamental explicar o porquê daquilo ser essencial em sua vida, como saber matemática, português, história e etc vai ser crucial para criar as suas opiniões, sua ética, sua moral humana, para poder ser exatamente o que ele quiser.
E como fazer isso quando a parcela de jovens que buscam conhecimento estão focadas está focada apenas em dinheiro e a outra parcela que não busca conhecimento acredita que tudo isso é desnecessário? Tratando-os como seres humanos, não somente como futuros cidadões cidadãos. O acompanhamento psicológico pode ser essencial para o jovem entender o que está acontecendo consigo, fazer suas escolhas e ter todo o conhecimento que ele julgar necessaria necessário para si próprio.
Não é facil reestruturar a educação de um país, não é somente investindo bilhões como as pessoas costumam cobrar do governo, será preciso impor disciplina nos alunos e respeito a à escolha dos jovens.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |