“Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire.
O povo brasileiro não é burro, é mal educado. A negligenciação da educação a uma parcela da população resulta em uma classe despreparada para o mercado de trabalho e fadada a à baixa renda(,) o que influencia diretamente nas oportunidades educacionais das gerações futuras, e assim trancafia o país em um ciclo de pobreza e desigualdade social.
Greves, infraestrutura precária, falta de materiais e estímulos educacionais, entre outros fatores, desmotivam o aluno que está cada vez mais propenso a abdicar dos estudos precocemente. A desproporcionalidade entre as escolas públicas e particulares condicionam a necessidade da existência de cotas(,) já que o governo opta por uma “solução” rápida e fácil ao diminuir as vagas para as classes mais altas do que propiciar condições igualitárias as às mais menos abastadas, tem-se por consequente consequência a entrada de estudantes imaturos intelectualmente e a formação de profissionais despreparados.
A educação brasileira continua desprovida de tecnologia, a pouca que se vê nas escolas são escassamente utilizadas por conta dos profissionais que não estão familiarizados e integrados a esse método. A intensa carga horária de estudos somada a à quantidade de matérias cobradas ao aluno sem levar em consideração sua vocação disciplinar causam fadiga e desaproveitamento de sua capacidade intelectual.
Conforme afirmou Nelson Mandela, “A educação é o grande motor do desenvolvimento pessoal”, e as pessoas, o da nação. É dever do Estado garantir qualidade de ensino para a população(,) pois é ela que o sustenta, estrutura e aprimora. A solução é de longo prazo(,) mas é certa, é necessário necessária a construção de novas escolas, garantia de vagas à a todos os cidadãos, materiais avançados, profissionais qualificados e bem remunerados, e o reajuste de horários e classes conforme a vocação do aluno. Tudo isso para ontem.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, ao emprego da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |