Há muito tempo, temos presenciado a discussão sobre a criação de uma hidrelétrica no curso do rio Xingu, na Amazônia. Obra muito polêmica, principalmente por afetar uma área indígena, gerou protestos de âmbito internacional.
A Usina de Belo Monte, que será a terceira maior hidrelétrica do mundo, irá causar danos irreparáveis ao meio ambiente, com o alagamento de uma área rica em fauna e flora e obrigar o deslocamento de camponeses e indígenas que sofrerão com a diminuição de peixes dos rios próximos ao Xingu.
Além disso, já possuímos exemplos infelizes de hidrelétricas, como a de Balbina, Amazonas, que não trouxeram energia, mas apenas perdas de terras e escassez de alimentos para população local.
Todas essas consequências não estão sendo bem avaliadas pelos organizadores do projeto e pelo Ibama que concedeu uma licença para sua construção. É preciso ponderar se esta construção não trará mais prejuízos do que desenvolvimento. Afinal queremos evoluir e não retroceder.
Comentários do corretor
COMENTÁRIO:
Seu texto não possui grandes problemas quanto à coesão, coerência, ortografia, gramática ou estrutura. No entanto, ficou pobre em conteúdo. Você apenas expôs os lados negativos da problemática sem ter uma opinião clara e concisa. Leia mais, e procure idéias que valorizam a sua produção. Esse tema abre caminhos para diversas discussões. Quanto mais você ler, mais conhecimento terá. Assim, fará um texto mais rico em informações e mais crítico.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 2 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |