A precariedade na educação do país sempre foi um problema a ser enfrentado e(,) pela conscientização de todos, precisa ser melhorado.
Entretanto, cada dia mais crianças e jovens sofrem com a péssima qualidade de ensino(,) principalmente em escolas públicas, tornando a desigualdade cada vez maior e aumentando os índices de analfabetismo.
Outros fatores como, a qualidade e falta de professores são fatores a serem resolvidos.
Contudo, dados apontam que(,) no índice de educação no Brasil está em 53° lugar entre 65 países, ou seja, longe de ser de qualidade. Sendo assim, um dos principais problemas (é) o analfabetismo, em que hoje no Brasil chega a 13 milhões de pessoas.
O governo é o principal responsável por isso, onde pois os cuidados com a educação, e saúde não são priorizados(,) e a população acaba enfrentando inúmeros problemas diante disso.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. Logo, o governo deve priorizar melhorias no país, como: garantir escolas com boa infraestrutura, ensino de qualidade e também a conscientização de pais, jovens e crianças de que, como já dizia o filósofo Emanuel Kant, o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Dessa forma, informar as pessoas com palestras ou atividades interativas em locais públicos, por exemplo, do quanto uma educação de qualidade é importante para a população.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural), à regência verbal e à coesão frasal.
O texto aborda o tema proposto de forma objetiva e crítica, no entanto há trechos que precisam ser desenvolvidas com mais clareza, coesão e coerência.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |