A educação no Brasil: ainda há muito o que fazer.* - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 13/03/2016

Status:

Corrigida
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          Antigamente as escolas eram menos acessíveis para os jovens, principalmente aqueles cuja faixa etária remetia ao ensino fundamental; muitas das crianças que tinham a oportunidade(,) ou, melhor dizendo, a ‘’sorte’’ de cursarem não só o fundamental como também os ensinos médios, não tinham na escola uma estrutura favorável para o aprendizado, já que essas escolas não ofereciam para esses alunos salas adequadas, com estrutura mínima que possibilitasse não apenas aprofundar os conhecimentos dos mesmos, como também trazer o gosto do conhecimento para esses jovens, como por exemplo, a implantação de laboratórios, Salas de informática etc.

      Hoje em dia, ainda não é correto afirmar que houve uma total mudança nesse cenário, até porque muitas escolas, principalmente as do Estado ou as da prefeitura, apresentam uma superlotação dentro das salas de aula, o que prejudica e muito não só no desenvolvimento intelectual dos jovens, como também nas questões disciplinares. O fato é que, com essa superlotação(,) ficou ainda mais difícil não apenas para os alunos, como também para os professores, que na maioria das vezes não conseguem dar aula, ou então, não conseguem dar conta de uma sala tão lotada com 45 á  a 50 alunos.

       Não se pode atribuir total culpa aos professores, dizendo que os mesmos são incapacitados de dar aulas; as escolas devem sim selecionar melhor os profissionais, porém não culpá-los  ou julgá-los apenas por que porque os mesmos não conseguem dar conta de uma sala superlotada, até porque a culpa disso tudo é do governo, que investe bilhões de reais em uma estrutura apenas para sediar a copa do mundo, o que no caso do Brasil é menos importante, já que o País sofre com vários outros fatores que não inclui incluem só a educação, e acabam se esquecendo, ou melhor, deixando para último plano o que realmente importa.

        O ideal seria que houvesse uma implantação nessas escolas, com de salas de aula extras que incluam atividades diversas e mais dinâmicas, buscando incentivar o estudo e despertar o interesse intelectual dos alunos. Outro fator seria a melhoria na distribuição de alunos em sala, para que não haja uma superlotação ou até mesmo desinteresse dos alunos em estudar, pois todos nós sabemos que uma sala de aula lotada prejudica no desenvolvimento dos alunos. É também essencial que as escolas sejam mais seletivas e cuidadosas ao contratar professores. Muitos dos que estão em sala de aula não gostam de ensinar ou não têm preparo para a profissão. Sem falar no salário que é defasado.  É importante avaliar a competência dos professores e investir, também, na educação contínua deles.

           Houve progressos expressivos na educação nos últimos 10 anos, mas ainda temos um longo caminho de mudanças para atingir o nível dos países desenvolvidos.

Comentários do corretor


* Não se usa ponto final em título.

Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à regência verbal, ao emprego da crase e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, mas é possível explorar melhor dados concretos e atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente