O mundo sensível da educação - Banco de redações


Desafios da educação no Brasil

Enviada em: 13/03/2016

Status:

Corrigida
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     “A educação é o meio para o progresso.” A frase dita por Augusto Comte expressa o desejo de muitos brasileiros: ter uma educação de qualidade na construção de um Brasil mais próspero. Todavia, dificuldades como: a persistência do trabalho infantil, professores quantificados ao invés de qualificados e a falta de cumprimento de direitos civis fazem com que a educação brasileira seja de qualidade penosa e pouco abrangente.

     Como supracitado(,) uma das barreiras para a educação são os professores. Parte deles(,) na sua formação(,) acaba construindo um aprendizado que não visa um ensino individual aliado ao coletivo, isto é, os professores(,) por não terem formas inovadoras de ensinar(,) acabam transmitindo um conhecimento que não permite aos alunos ter um nível de criticidade. Assim, somente cerca de 8% dos jovens aptos a trabalhar têm domínio da leitura e escrita. Vive-se, então, no mundo sensível de Platão, onde os jovens conseguem o certificado de conclusão do ensino médio, porém uma realidade imperfeita – apenas sombras-, pois os jovens não estão realmente qualificados como pressupõe a sociedade.

     Além desses alunos(,) existem, ainda, inúmeras crianças que estão em ruas, estradas, e casas sendo vítimas do trabalho infantil. Enquanto esse problema social não for amenizado e as instituições públicas fizerem cumprir o direito - garantido pela Constituição- que os cidadãos têm de frequentar a escola, o número de analfabetos aumentará; e o progresso, permanecerá estagnado. É preciso levar as escolas para o âmbito familiar. Os jovens precisam saber que têm direito a escola gratuita e de qualidade.

     A tecnologia deve ser requerida nas escolas - com o uso de ipads- para promover interesse nos alunos(,) e propagação de devem ser propagadas campanhas contra o trabalho infantil. Professores mais qualificados e interessados podem ser formados com um salário mais justo. Assim, a formação de escolas mais próximas do mundo inteligível – perfeito- se torna possível e a educação efetivamente produtiva.    

Comentários do corretor


Atenção à pontuação à concordância de número (singular e plural) e à concordância verbal.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente e crítica, explorando dados concretos e atuais sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.

 


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente